Bausch

Susp. para uso oftálmico em fr. conta-gotas c/ 2,5 e 5 mL.

Alrex é indicado no tratamento de condições da conjuntiva bulbar e palpebral, da córnea e do segmento anterior do globo ocular sensíveis aos antiinflamatórios esteróides, tais como: conjuntivites alérgicas, acne rosácea, ceratite superficial, ceratite por herpes zoster, irite, ciclite e conjuntivite infecciosa seletiva, quando os riscos inerentes ao uso de esteróides são aceitos para se obter a diminuição do edema e da inflamação. Alrex também é indicado no controle do processo inflamatório do pós-operatório das cirurgias oculares.

Alrex, assim como outros corticosteróides oftálmicos, está contra-indicado na maioria das enfermidades virais da córnea e conjuntiva, incluindo ceratite epitelial por herpes simples (ceratite dendrítica), vacínia e varicela, e também em infecções oculares por micobactérias e doenças micóticas das estruturas oculares. Hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula.

As reações relacionadas ao uso de esteróides oftálmicos incluem a elevação da pressão intra-ocular, associada ou não com lesão do nervo óptico, deficiência de acuidade e campo visual, formação de catarata subcapsular posterior, infecção ocular secundária por patógenos, incluindo herpes simples, e perfuração do globo ocular quando há adelgaçamento da córnea e/ou esclera. Reações adversas oculares ocorrem em 5 a 15% dos pacientes tratados com suspensão oftálmica de etabonato de loteprednol (0,2% e 5%) em estudos clínicos incluindo embaçamento e visão anormal, queimação na instilação, quemoses, ejeção, olhos secos, epífora, sensação de corpo estranho, prurido, injeção e fotofobia. Outras reações adversas oculares ocorreram em 5% dos pacientes e incluiram conjuntivite, anormalidades corneanas, aritema das pálpebras, irritação, dor e desconforto, queratoconjuntivite ocular, papilar e uveítes. Reações adversas não oculares ocorreram em menos de 15% dos pacientes, e incluiram cefaléia, rinite e faringite.

Salvo prescrição contrária, aplicar 1 (uma) gota no saco conjuntival, 4 (quatro) vezes ao dia.

Cada 1 mL de produto contém: 2,0 mg de etabonato de loteprednol. Outros componentes: edetato dissódico dihidratado, glicerina, povidona, tiloxapol, cloreto de benzalcônio, água purificada. Os corticosteróides inibem a resposta inflamatória induzida por uma variedade de agentes estimuladores que provavelmente inibem ou retardam o processo curativo. Os corticosteróides inibem o edema, a deposição de fibrina, a dilatação capilar, a migração de leucócitos, a proliferação capilar e de fibroblastos e a deposição de colágeno e a formação de cicatriz associada à inflamação. Não há um consenso geral sobre o mecanismo de ação do corticosteróide ocular. Entretanto, os corticosteróides agem pela indução da fosfolipase A2, inibindo proteínas coletivamente chamadas de lipocortinas. Postula-se que essas proteínas controlem a biossíntese de potentes mediadores da inflamação, tais como as prostaglandinas e os leucotrienos, através da inibição da liberação de precursores do ácido araquidônico. O ácido araquidônico é liberado das membranas fosfolipídicas por ação da fosfolipase A2. Os corticosteróides são capazes de produzir uma elevação da pressão intra-ocular. O etabonato de loteprednol é estruturalmente similar a outros corticosteróides. Entretanto, o grupo cetona na posição 20 está ausente. É altamente lipossolúvel, o que acentua sua penetração nas células. O etabonato de loteprednol é sintetizado através de modificações estruturais nos compostos de prednisolona até a transformação em um metabólito inativo. Baseado em estudos pré-clínicos sobre o metabolismo in vivo e in vitro, o etabonato de loteprednol sofre extenso metabolismo para inativar metabólitos do ácido carboxílico. Conjuntivite alérgica sazonal: Um estudo clínico controlado com placebo demonstrou que Alrex foi efetivo na redução dos sinais e sintomas da conjuntivite alérgica durante os períodos de pico de exposição ao pólen. Cada mL equivale a 30 gotas.

g>Alrex foi efetivo na redução dos sinais e sintomas da conjuntivite alérgica durante os períodos de pico de exposição ao pólen. Cada mL equivale a 30 gotas.