Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Zambon

Referência

Amoxicilina

Apresentação

cáps. 500 mg: caixas c/ 24 unidades; Susp. Oral de 125 mg, 250 mg e 500 mg: fr. c/ 150 ml.

Contra-indicações

História de hipersensibilidade às penicilinas. A amoxicilina não está indicada nas infecções por estafilococos penicilino-resistentes e por bacilo piociânico, riquétsias e vírus.

Reações adversas / Efeitos colaterais

As reações adversas mais comuns são diarréia, náuseas e vômitos. Também podem ocorrer lesões cutâneas urticariformes ou maculopapulares; surgem, em geral, após cerca de uma semana de uso da amoxicilina. Reações alérgicas podem ocorrer, principalmente em pessoas sensibilizadas às penicilinas e/ou naquelas com asma, eczema ou febre do feno. Colite pseudomembranosa tem sido relatada em poucos casos. Também pode ocorrer febre, porém mais raramente. Já foram descritos alguns casos de leucopenia. Como com as demais penicilinas, pode ocorrer nefrite intersticial, porém com baixa freqüência. Foram relatados alguns raros casos de convulsões em pacientes com níveis séricos muito elevados. Raramente pode ocorrer dor e escurecimento da língua. Podem ser verificadas superinfecções por germes resistentes quando a amoxicilina for utilizada por longo tempo.

Posologia

Cápsulas - Pó para Susp. Oral: Adultos: 250 a 500 mg a cada 8 horas podendo-se chegar a 6 g/ 24 horas, a critério médico. Crianças: Crianças de até 10 anos de idade: 125 a 250 mg de 8/8 horas. Crianças abaixo de 20 kg de peso: 20 a 40 mg por kg de peso/dia, divididos em três tomadas iguais a intervalos de tempos iguais (8h). A posologia pode ser aumentada, para o tratam. de infecções mais graves, a critério médico. Posologia na insuficiência renal: ver item precauções e advertências.

s mais graves, a critério médico. Posologia na insuficiência renal: ver item precauções e advertências.