Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Silvestre

Apresentação

Solução injetável 80 mg/ml: Caixa com 1, 10 e 100 ampolas de 1 ml.

Indicações

Nos quadros clínicos graves de malária, em todas suas formas, inclusive naquelas provocadas por Plasmodium falciparum resistentes à cloroquina.

Contra-indicações

Hipersensibilidade aos componentes da formulação.

Posologia

A dose total de Artemexil para tratamento da malária é de 7 a 10 mg/kg, distribuída durante cinco dias consecutivos. Adulto de 50 kg, a dose total é de 480 mg. Deve ser administrada a dose inicial de 160 mg no primeiro dia e de 80 mg/dia a seguir, do segundo ao quinto dia. Portanto, na apresentação de 80 mg/ampola, a posologia é de duas ampolas, no primeiro dia, e uma por dia, nos quatro dias restantes. O intervalo de concentração recomendável, para adultos, é entre 2 a 2,6 mg/kg como dose inicial e, a seguir, do segundo ao quinto dia, entre 1 a 1,3 mg/kg/dia. Crianças, a dose inicial é de 3,2 mg/kg, seguindo-se 1,6 mg/kg/dia, do segundo ao quinto dia. Observações: Em temperaturas baixas, podem formar-se cristais (coagulação), que se dissolvem por ligeiro aquecimento da preparação. O produto não deve ser administrado enquanto a solução não se apresentar límpida. Antes da administração intramuscular do Artemexil deve ser observado, contra a luz, para se comprovar que o líquido está límpido. Se for constatada qualquer turvação, mesmo discreta, ou ocorrer coagulação, o produto deve ser levemente aquecido. O produto só deve ser utilizado se houver retorno da limpidez. Discreta dor local, por distensão no sítio da injeção muscular, pode persistir por poucos dias.

Informações

Cada ampola de 1 ml contém: Artemeter 80 mg Excipientes (Álcool Benzílico e Óleo de Amendoim). É altamente eficaz na remissão do quadro clínico de todas as formas de malária, inclusive naquelas provocadas por Plasmodium falciparum resistentes à cloroquina. Tem ação esquizonticida, mas é ineficaz aos gametócitos. Administrado por via intramuscular, durante 5 dias, o Artemexil é relativamente seguro, podendo ser empregado nos quadros clínicos graves como a encefalite malárica. A remissão da febre ocorre em 20 a 40 horas, porém a ausência de parasitas assexuadas no sangue ocorre somente após 2 a 4 dias. Em pacientes adequadamente medicados e com boa remissão clínica, a maioria dos estudos refere recaída em torno de 5 a 10% dos casos, após 4 semanas. As técnicas de radioimunoensaio, que determinam os níveis do metabólito ativo diidroartemisinina, juntamente com o Artemexil, demonstram um pico de concentração sérica de 0,8 mcg/kg, após dose de 10 mg/kg, por via intramuscular. Administrado por via intravenosa, o Artemexil tem meia-vida sérica de cerca de 30 minutos. O medicamento é amplamente distribuído no corpo, sendo o nível mais alto encontrado no cérebro e os mais baixos no fígado e rins. Após administração por via intramuscular, o Artemexil em solução de óleo estéril de sementes de amendoim, é bem absorvido, atingindo pico de concentração sérica em aproximadamente 7 horas, com variações entre 4 horas a 10 horas. Em grupos submetidos a doses de 3,2 mg/kg, 6,0 mg/kg e 10,0 mg/kg, a meia-vida de eliminação é de cerca de 13 horas, aumentando com o incremento da dose. O Artemexil é excretado principalmente com as fezes e, em pequena parte, na urina.

nação é de cerca de 13 horas, aumentando com o incremento da dose. O Artemexil é excretado principalmente com as fezes e, em pequena parte, na urina.