Blausiegel

Referência

FANCICLOVIR

Caixa contendo 1 bister com 10 comprimidos de 125 mg cada Caixa contendo 1 blister com 7 comprimidos de 250 mg cada Caixa contendo 3 blísteres com 21 comprimidos de 250 mg cada

Fanciclovir é indicado para o tratamento de infecções agudas por herpes zóster e para o tratamento agudo de infecções por herpes genital.

O produto é contra-indicado nos casos de hipersensibilidade conhecida a fanciclovir e aos componentes da fórmula.

Deve-se dedicar atenção especial a pacientes com função renal comprometida, já que um ajuste da dose é necessário. Não são necessárias precauções especiais para pacientes com insuficiência hepática ou idosos. A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível. O risco de transmissão é aumentado durante episódios agudos. Os pacientes devem evitar relações sexuais quando os sintomas estiverem presentes, mesmo se o tratamento com um antivirótico já tiver sido iniciado. Embora estudos em animais não tenham demonstrado quaisquer efeitos embriotóxicos ou teratogênicos com fanciclovir ou penciclovir, a segurança de fanciclovir na gravidez humana não foi estabelecida. Assim, fanciclovir não deve ser usado durante a gravidez ou em mulheres que estejam amamentando, a menos que os benefícios potenciais do tratamento compensem qualquer possibilidade de risco. Estudos em ratos mostram que penciclovir é excretado pelo leite de fêmeas lactantes, recebendo fanciclovir por via oral. Não há informações sobre a excreção pelo leite humano.

O uso do produto não é recomendado durante a gravidez ou em mulheres que estejam amamentando.

Nenhuma interação farmacocinética clinicamente significativa foi identificada. A probenecida e outras drogas que afetam a fisiologia renal podem afetar os níveis plasmáticos de penciclovir.

Fanciclovir foi bem tolerado em estudos realizados no homem. Cefaléia e náusea foram relatadas em estudos clínicos. Estas reações foram de natureza leve a moderada e ocorreram com incidência similar em pacientes recebendo tratamento com placebo.

Infecções por Herpes zoster: Adultos: 250 mg três vezes ao dia por sete dias. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível no curso da doença, imediatamente após o diagnóstico. Primeiro episódio de infecções por herpes genital: Adultos: 250 mg três vezes ao dia por cinco dias. Recomenda-se que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível após o início das lesões. Infecções agudas recorrentes por herpes genital: Adultos: 125 mg duas vezes ao dia por cinco dias. Recomenda-se iniciar o tratamento durante o período prodrômico ou o mais cedo possível após o início das lesões. Idosos: Não é necessária qualquer alteração na dosagem, a menos que a função renal esteja comprometida. Insuficiência renal: Uma vez que o clearance reduzido do penciclovir está associado à função renal reduzida, deve-se dedicar atenção especial à dosagem em pacientes com insuficiência renal. As seguintes alterações são recomendadas: Para o tratamento de infecções por herpes zoster e primeiro episódio de herpes genital Clearance de creatinina (ml/min/1,73 m2)Dosagem 30-59250 mg duas vezes ao dia 10-29250 mg uma vez ao dia Para o tratamento de infecções agudas recorrentes de herpes genital Clearance de creatinina (ml/min/1,73 m2)Dosagem 30-59Nenhum ajuste de dose necessário 10-29125 mg uma vez ao dia Quando apenas a creatinina sérica estiver disponível, um nomograma ou a seguinte fórmula (Cockcroft e Gault) deve ser usada para estimar o clearance de creatinina. [140 - idade em anos] x peso (Kg) x 88,5 (para homens) ou 75,2 (para mulheres) 72 x creatinina sérica (?mol/l) Pacientes com insuficiência renal sob hemodiálise: Para pacientes sob hemodiálise, um intervalo de 48 horas entre as doses é recomendado para os períodos entre as diálises. Uma vez que uma diálise de 4 horas resulta em uma redução de aproximadamente 75% nas concentrações plasmáticas de penciclovir, a dose total de fanciclovir deve ser administrada imediatamente após a diálise. Insuficiência hepática: Não é necessária modificação na dosagem para pacientes com doença hepática crônica compensada. Não há informações sobre pacientes com doença hepática crônica claramente descompensada; portanto, não é possível fazer recomendações precisas de dosagem para este grupo de pacientes.

Não houve relatos de superdosagem aguda com fanciclovir. Tratamento sintomático e de suporte deve ser administrado, se apropriado. Penciclovir pode ser eliminado por diálise e as concentrações plasmáticas são reduzidas em aproximadamente 75% após hemodiálise por 4 horas.

Características farmacológicas

O fanciclovir representa a pró-droga para administração oral do penciclovir. Fanciclovir é rapidamente convertido in vivo a penciclovir, que tem atividade inibitória contra vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), 2 (HSV-2), vírus varicela zoster (VZV), vírus Epstein-Barr(EBV) e citomegalovírus(CMV) . O efeito antivirótico de fanciclovir administrado por via oral foi demonstrado em vários estudos com animais; este efeito é devido à conversão in vivo a penciclovir. Em células infectadas com HSV-1, HSV-2 ou VZV, a timidina quinase viral fosforila o penciclovir à forma monofosfato que, em seguida, é convertido a penciclovir trifosfato pelas quinases celulares. Estudos in vitro demonstraram que o penciclovir trifosfato inibe a polimerase do HSV-2 competitivamente com a desoxiguanosina trifosfato. Conseqüentemente, a síntese do DNA viral e a replicação são seletivamente inibidas. O trifosfato de penciclovir permanece nas células infectadas por mais de 12 horas, onde inibe a reprodução de DNA virótico e tem uma meia-vida intracelular de 9, 10 e 20 horas em células infectadas com VZV, HSV-1 e HSV-2, respectivamente. Penciclovir demonstrou ter atividade contra uma cepa do vírus Herpes simplex recentemente isolada, resistente a aciclovir, que possui uma polimerase de DNA alterada. Após administração oral, fanciclovir é rápido e extensivamente absorvido e rapidamente convertido ao componente ativo, penciclovir. A biodisponibilidade de penciclovir após administração oral de fanciclovir é de 77%. O pico médio da concentração plasmática de penciclovir, após uma dose oral de 125 mg e 250 mg de fanciclovir, foi de 0,8 µg/ml e de 1,6 µg/ml, respectivamente, e ocorreu em um tempo médio de 45 minutos pós-dose. As curvas de concentração plasmática x tempo de penciclovir são semelhantes após dose única e doses repetidas. A meia-vida plasmática final de penciclovir após dose única e doses repetidas de fanciclovir é de aproximadamente 2,0 horas. Não há acúmulo de penciclovir com doses repetidas de fanciclovir. Penciclovir e seu precursor 6-desoxi têm baixa ligação às proteínas plasmáticas (< 20%). Fanciclovir é eliminado principalmente como penciclovir e seu precursor 6-desoxi, que são excretados sem alterações pela urina. Fanciclovir não foi detectado na urina. A secreção tubular contribui para a eliminação renal do composto. A infecção por herpes zoster não-complicada não altera significativamente a farmacocinética de penciclovir, após administração oral de fanciclovir.

Resultados de eficácia

Fanciclovir tem ação no tratamento de infecções agudas por herpes zoster e para o tratamento agudo de infecções por herpes genital.

Modo de usar

Infecções por Herpes zoster: Adultos: 250 mg três vezes ao dia por sete dias. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível no curso da doença, imediatamente após o diagnóstico. Primeiro episódio de infecções por herpes genital: Adultos: 250 mg três vezes ao dia por cinco dias. Recomenda-se que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível após o início das lesões. Infecções agudas recorrentes por herpes genital: Adultos: 125 mg duas vezes ao dia por cinco dias. Recomenda-se iniciar o tratamento durante o período prodrômico ou o mais cedo possível após o início das lesões. Idosos: Não é necessária qualquer alteração na dosagem, a menos que a função renal esteja comprometida.Insuficiência renal: Uma vez que o clearance reduzido do penciclovir está associado à função renal reduzida, deve-se dedicar atenção especial à dosagem em pacientes com insuficiência renal

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

O produto poderá ser usado por pacientes com idade acima de 65 anos, desde que observadas as precauções referentes ao produto.

Armazenagem

O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e ao abrigo da umidade.

O fanciclovir representa a prodroga para administração oral do penciclovir. Fanciclovir é rapidamente convertido in vivo a penciclovir, que tem atividade inibitória contra vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), 2 (HSV-2) e vírus varicela zoster (VZV). O efeito antivirótico de fanciclovir administrado por via oral foi demonstrado em vários estudos com animais; este efeito é devido à conversão in vivo a penciclovir. Em células infectadas com HSV-1, HSV-2 ou VZV, a timidina quinase viral fosforila o penciclovir à forma monofosfato que, em seguida, é convertido a penciclovir trifosfato pelas quinases celulares. Estudos in vitro demonstraram que o penciclovir trifosfato inibe a polimerase do HSV-2 competitivamente com a desoxiguanosina trifosfato. Conseqüentemente, a síntese do DNA viral e a replicação são seletivamente inibidas. O trifosfato de penciclovir permanece nas células infectadas por mais de 12 horas, onde inibe a reprodução de DNA virótico e tem uma meia-vida intracelular de 9, 10 e 20 horas em células infectadas com VZV, HSV-1 e HSV-2, respectivamente. Penciclovir demonstrou ter atividade contra uma cepa do vírus da Herpes simplex recentemente isolada, resistente a aciclovir, que possui uma polimerase de DNA alterada.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA Nº do Lote, Data de Fabricação e de Validade: Vide Cartucho.Blausiegel Ind. e Com. Ltda. CNPJ 58.430.828/0002-40 Estrada de Caucaia do Alto, 7602 CEP 06727-190 - Cotia – SP INDÚSTRIA BRASILEIRA Reg. M.S. nº 1.1637.0035 Farm. Resp. Satoro Tabuchi - CRF-SP n.º 4931