Biolab

Cápsula.
Caixa com 30 e 90 cápsulas.

Via de administração
Via oral.

USO ADULTO OU PEDIÁTRICO (crianças maiores de 12 anos).

Composição:
Cápsula
Cada cápsula contém:
pantotenato de cálcio .................................................... 60 mg
cistina ............................................................................... 20 mg
nitrato de tiamina ............................................................. 60 mg
levedura medicinal ........................................................ 100 mg
queratina .......................................................................... 20 mg
ácido aminobenzóico ...................................................... 20 mg
Excipientes: celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona, dióxido de silício.

Perda difusa de cabelos (perda de cabelo por razões desconhecidas). Alterações degenerativas na estrutura de cabelo (cabelo enfraquecido, fino, não maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor), cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV, prevenção do aparecimento de fios brancos. Desordens no crescimento das unhas (unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis).

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Gerais – Uma vez que a formação dos cabelos ocorre lentamente, é importante tomar Pantogar® regularmente na dose prescrita por um período de 3 a 6 meses para garantir o sucesso do tratamento. Pantogar® não é indicado para alopecia cicatricial ou androgenética/convencional (calvície masculina). Entretanto, nestes casos, Pantogar® pode fortalecer os cabelos remanescentes.
Se os sintomas persistirem ou se o objetivo do tratamento não for alcançado, o paciente deve ser orientado a procurar o médico.
Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada para evitar riscos desnecessários.

Gravidez – Recomenda-se que Pantogar® seja utilizado apenas na segunda metade da gestação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactação – Não são conhecidas restrições para o uso do produto durante a lactação.

Pediatria – Não se recomenda o uso do produto por crianças menores de 12 anos de idade, uma vez que não foram realizados estudos específicos para esta faixa etária.

Geriatria (idosos) – Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes idosos.

Insuficiência renal/hepática – Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes com insuficiência renal ou hepática.

Grupos de risco:
Recomenda-se que Pantogar® seja usado apenas na segunda metade da gestação. Não se recomenda o uso® em crianças com menos de 12 anos de idade. Para os demais grupos de risco (lactação, geriatria, insuficiência renal/hepática) não são conhecidas restrições para seu uso.

Não são conhecidos relatos de interação® com outros medicamentos, alimentos, tabaco ou álcool. Entretanto, recomenda-se evitar o uso® com sulfonamidas. Como as sulfonamidas exercem seu efeito antimicrobiano através da inibição competitiva do ácido aminobenzoico bacteriano, o uso de ácido aminobenzoico concomitantemente com sulfonamidas pode interferir na inibição competitiva e antagonizar os efeitos antibacterianos das sulfonamidas. Também não são conhecidos relatos de interferência® nos resultados de exames laboratoriais.

Foram relatados raros casos de reações de intolerância ao medicamento, tais como: sudorese repentina, pulso acelerado, reações dermatológicas como coceira e urticária ou desconforto gastrintestinal como queimação, náuseas, gases e dor abdominal.

ATENÇÃO: Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, podem ocorrer efeitos indesejáveis não conhecidos. Se isto ocorrer, o médico responsável deve ser comunicado.

Se não houver orientação médica contrária, seguir exatamente a dosagem abaixo:
Adultos: 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por via oral.
Crianças maiores de 12 anos de idade: 1 a 2 cápsulas ao dia, de acordo com a idade, por via oral.
A duração média do tratamento é de 3 a 6 meses. Se necessário, o tratamento pode ser continuado ou repetido.

Não são conhecidos relatos de superdosagem com Pantogar®. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.

Características farmacológicas

Pantogar® é um medicamento oral para cabelos e unhas. Pantogar® fornece as substâncias fortificantes pantotenato de cálcio e cistina (aminoácido) aos cabelos e às unhas. Também contém a proteína queratina que é o mais importante componente do cabelo. Pantogar® apresenta efeitos vantajosos em vários casos de perda difusa de cabelo. É observada uma melhora no crescimento dos cabelos, tanto em relação ao número de cabelos perdidos expontaneamente como em relação à análise das raízes. Pantogar® melhora a estrutura do cabelo, aumenta a resistência do cabelo aos danos mecânicos e químicos e aos danos causados pela luz do sol e fortalece os cabelos.
As desordens de crescimento das unhas melhoram consideravelmente com o tratamento com Pantogar®. As unhas se tornam menos quebradiças e sua maleabilidade aumenta.

Modo de usar

Via oral.
Ingerir o medicamento durante as refeições com um pouco de líquido, sem mastigar.

Armazenagem

Mantenha Pantogar® em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da umidade.

Pantogar® exerce um efeito positivo sobre o crescimento dos cabelos e das unhas, assim como sobre a cor dos cabelos.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Registro MS – 1.0974.0196
Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Junior - CRF-SP n° 5143
Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho/rótulo.

Fabricado e distribuído sob licença de Merz Pharmaceuticals GmbH,
Frankfurt/Alemanha por:
BIOLAB SANUS Farmacêutica Ltda.
Av. Paulo Ayres, 280 - Taboão da Serra - SP
CEP 06767-220 - SAC 0800 724 6522
CNPJ 49.475.833/0001-06
Indústria Brasileira

Bula para o Paciente

Indicações do medicamento:
Perda de cabelo por razões desconhecidas. Cabelo enfraquecido, fino, não maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor, cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV, prevenção do aparecimento de fios brancos. Unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis.

Riscos do medicamento
Contraindicações: Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências e precauções:
Pantogar® não é indicado para alopecia cicatricial ou androgenética/convencional (calvície masculina). Entretanto, nestes casos, Pantogar® pode fortalecer os cabelos remanescentes. A alopecia cicatricial se caracteriza pela ausência ou diminuição definitiva dos pelos, podendo ser causada por traumas, queimaduras químicas ou físicas, infecções por fungos, bactérias, vírus ou outros parasitas, câncer interno e doenças, tais como: líquem plano pilar, lupus eritematoso, esclerodermia, mucinose folicular.
Se os sintomas persistirem ou se o objetivo do tratamento não for alcançado, consulte seu médico.

Principais interações medicamentosas e/ou alimentos:
Não são conhecidos relatos de interação® com outros medicamentos, alimentos, tabaco ou álcool. Entretanto, caso tenha sido tratado com um medicamento que contenha uma sulfonamida (por exemplo: sulfabenzamida, sulfacetamida, sulfacloropiridazina, sulfacrisoidina, sulfadiazina, sulfametoxazol), informe seu médico antes de usar Pantogar®.

Principais interações com testes laboratoriais:
Não são conhecidos relatos de interferência® nos resultados de exames laboratoriais.

Restrições a grupos de risco:

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de uso:
Características do medicamento: Cápsulas de gelatina dura, contendo pó bege pardo, de odor característico.

Modo de usar e Posologia:
Se não houver orientação médica contrária, seguir exatamente a dosagem abaixo:
Adultos: 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por via oral.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Reações adversas:
Foram relatados raros casos de reações de intolerância ao medicamento, tais como: aumento repentino do suor, pulso acelerado, reações dermatológicas como coceira e urticária ou desconforto gastrintestinal como queimação, náuseas, gases e dor abdominal.

Conduta em caso de superdose:
Não são conhecidos relatos de superdosagem com Pantogar®. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, procurar auxílio médico.

Cuidados de conservação e uso:
Mantenha Pantogar® em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da umidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Cuidados de conservação e uso:
Mantenha Pantogar® em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da umidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.